Entre as "boas práticas" e a realidade: formação de professores na perspectiva do ensino c
*PALESTRA GRATUITA*
Neste encontro, discutiremos o constante dilema em que vivem os professores, entre as "boas práticas" difundidas em cursos de formação, principalmente no atual contexto de pandemia, e a realidade da sala de aula, permeada por suas particularidades e pelas dificuldades enfrentadas no cotidiano.
De uma perspectiva que entende o ensino com um trabalho igual a qualquer outro, e não como missão ou talento inato, apresentaremos algumas metodologias indiretas de coanálise do trabalho -- autoconfrontação, aloconfrontação e instrução ao sósia --, desenvolvidas no âmbito da Psicologia do Trabalho e da Clínica da Atividade. Tais metodologias pretendem que o trabalhador confronte seus planos para agir e seja crítico com relação a tais planos, transformando-os por meio do aperfeiçoamento de estratégias de intervenção sobre as situações de trabalho.
Por fim, compartilharemos a experiências de aplicação prática dessas metodologias de coanálise do trabalho na formação de professores do Circolo Italiano.
Qual a diferença entre um cronograma, um índice do livro e um plano de aula?
Nessa live nós vamos conversar também sobre o plano de aula para além da obrigação burocrática e descobrir sua importância para a formação continuada do professor.
Você também vai aprender a fazer o seu próprio plano com diversos modelos e suas principais aplicações.
Sobre as palestrantes:
Luciana Baraldi é professora de italiano, bacharel e licenciada em Letras Português/Italiano pela USP, pós-graduada em Ensino de Geografia pela PUC-SP, mestra em Língua, Literatura e Cultura Italianas pela USP, onde atualmente desenvolve seus estudos de doutoramento.
Leila Satin é professora de italiano no Circolo Italiano di San Paolo, bacharel e licenciada em Letras Português/Italiano pela USP, mestra em Língua, Literatura e Cultura Italianas pela USP, onde se especializou em formação de professores.
Dia 17 de Julho às 17h. Transmissão pelo Facebook do Circolo Italiano. Clique aqui.